TRÁFICO DE ANIMAIS: UMA TRISTE REALIDADE

Foto: bensib/iStockphoto.com

Entenda a importância de atuar de forma legalizada para o comércio de animais silvestres e exóticos

Você que é lojista e comercializa ou deseja comercializar aves em sua loja precisa entender como atuar de forma correta nessa área. Para isso conversamos com o Daniel Machado, biólogo e Analista Ambiental do IBAMA/CE. Segundo ele, o ideal é que o próprio lojista se cadastre como comerciante de espécimes da fauna silvestre, junto ao Sisfauna ou ao sis- tema estadual – quando for o caso -, e só adquirir animais de criadouros ou importadores igualmente cadastrados, que possam repassar esses animais via sistema ao lojista. “Isso não significa que não possa existir ‘mutreta’ atra- vés dos sistemas, mas a probabilidade é muito menor de se comprar gato por lebre”, aponta o consultor, que faz um alerta: “Criadouros ‘informais’, atra- vessadores, agenciadores e afins, au- mentam muito o risco de ilegalidade.” Assim, quanto mais facilidades o lojis- ta tiver na transação, maior a chance de ele ter problemas, especialmente se estiver comprando de desconhecidos.

Para realizar o cadastro, o lojista não tem custos adicionais, porém, Daniel diz que é esperada uma vis- toria nas instalações da loja que se cadastra. “Até porque o cadastro é declaratório”, explica.

“Se você entrar no site renctas.org. br irá se sensibilizar sobre como o trá-

fico impacta nas nossas vidas. Pense nisso por nós e por nossos filhos. Mas se ainda assim você não ficar conven- cido, pense nisso por você e pelo seu negócio: agora nossos consumidores também estão mais conscientes e se preocupam com a postura ética do va- rejo que frequentam”, comenta Natá- lia Miranda, diretora da editora Top. Co, responsável pelas publicações Pet Center/Groom Brasil, Cães & Cia e Pulo do Gato.

SOBRE O SISFAUNA

O Sistema Nacional de Gestão da Fauna Silvestre (Sisfauna), é um sis- tema eletrônico de gestão e controle dos empreendimentos e atividades relacionadas ao uso e manejo da fau- na silvestre em cativeiro em território nacional. Ele conta atualmente com um módulo de cadastro e emissão de autorização, o qual permite ao usuário também verificar a situação (fase da autorização) de seu empreendimento.

Os Empreendimentos sujeitos ao controle e cadastro no Sisfauna são aqueles previstos na Instrução Nor- mativa IBAMA 07/2015, como cria- douro e estabelecimentos comerciais.


Por Samia Malas


Compartilhe essa notícia!
PNFPB Install PWA using share icon

For IOS and IPAD browsers, Install PWA using add to home screen in ios safari browser or add to dock option in macos safari browser