Feipet encerra com projeção de edição 50% maior em 2026
Durante três dias, feira de negócios para animais de estimação reuniu milhares de profissionais dos setores pet e vet, promovendo networking e atualização técnica

A Feipet – Feira de Negócios para Animais de Estimação encerrou, nesta terça-feira dia 10 de junho, mais uma edição. Realizada nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo-RS, a feira reuniu milhares de lojistas, empreendedores, médicos-veterinários, groomers, banhistas e estudantes, promovendo negócios, networking e atualização profissional. Ao todo, foram 60 expositores e mais de 100 marcas apresentando lançamentos, tendências e inovações dos segmentos pet e vet, além de uma programação completa de conteúdo especializado.
Com 2 mil m² de área de exposição, a edição deste ano reafirmou a importância da Feipet para o fomento do setor. “No ano passado, realizamos a feira em um período diferente por conta das enchentes e, agora, menos de sete meses depois, estamos aqui em mais uma edição extremamente positiva”, afirma o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung. Segundo ele, o desempenho da feira impulsiona uma projeção ambiciosa para 2026: “com base nos números que temos e nas inúmeras solicitações por mais espaço, no próximo ano ela acontecerá nos pavilhões superiores, com previsão de pelo menos 50% a mais de expositores do que nesta edição. A expectativa é ultrapassar os 3 mil m² de área vendida”, destaca.
A percepção positiva também se refletiu entre os expositores. Para o coordenador de marketing da Pian Alimentos, Rodolfo Nunes, a Feipet proporcionou contato direto com um público qualificado, aproximando a marca de clientes e fornecedores. “Estamos muito satisfeitos. Batemos nossas metas de vendas e recebemos importadores, inclusive do exterior. Exportamos para países como o Chile, e tivemos a oportunidade de fortalecer essas relações aqui na feira”, relata.
Da mesma forma, o líder de marketing da Importadora Bagé, Marcelo Sois, também destacou o perfil qualificado do público visitante. “Tivemos uma excelente visitação, com consumidores interessados e dispostos a comprar. Mesmo com o frio, o público compareceu e movimentou a feira”, afirma. A distribuidora apresentou lançamentos de diversos laboratórios e promoveu workshops voltados ao segmento de banho e tosa. “A feira superou nossas expectativas. Foi gratificante ver os visitantes engajados, os campeonatos, tudo funcionando muito bem”, completa.
Essa diversidade de produtos e conteúdos foi um atrativo para profissionais como a médica-veterinária Camila Schmitz, de Canoas. Atuando como autônoma e também no setor público, ela destaca a relevância da feira para se manter atualizada. “A Feipet apresenta muitas novidades do mercado, e isso é essencial para nós, veterinários. É uma vitrine de novos produtos, medicamentos, linhas completas… um dos melhores lugares para buscar atualização”, avalia.
Espaços de conteúdo proporcionaram atualização técnica
Mais que uma vitrine de produtos e serviços, a Feipet 2025 se apresentou como uma plataforma de conhecimento e atualização profissional para os setores pet e veterinário, oferecendo uma programação técnica de conteúdo e experiências. Ao longo dos últimos dias, por exemplo, os visitantes puderam acompanhar demonstrações ao vivo nos estandes dos expositores presentes na feira.
Um dos destaques desta edição foi o Vet 360, seminário gratuito voltado à capacitação de médicos veterinários. O evento reuniu especialistas para discutir temas relevantes da área, como: cães alérgicos, saúde de pets idosos, conteúdo pet nas redes sociais, comportamento canino e estratégias de vendas.
Com foco em inovação e modernização do setor, a feira também trouxe o Inovapet, espaço voltado a tecnologias, startups e soluções inovadoras para o mercado. O ambiente apresentou novos produtos e serviços, além de palestras com empresas e especialistas, estimulando a troca de conhecimento e a formação de novas parcerias.
Groom Sul mira expansão de 60% no próximo ano
O Campeonato de Tosa Groom Sul, segunda maior competição de tosa e estética animal do Brasil, ocorreu junto à programação da Feipet. Durante três dias, a atração reuniu 340 profissionais, distribuídos em 18 categorias. “Tivemos um crescimento de participação de cerca de 40% em relação ao último ano”, revela Alcides Correa, organizador do Groom Sul. Ele destaca que a edição deste ano ofereceu um espaço físico maior, com a novidade da área de banho, que proporcionou mais conforto e estrutura aos participantes. “Muitos competidores retornaram mais experientes e apresentaram novas técnicas, evidenciando a evolução constante das categorias ao longo dos anos”, avalia Correa.
Neste ano, seis profissionais foram consagrados no Best In Show do campeonato. Na categoria oficial foram eleitos: 1° lugar – Adailton Marques; 2° lugar – Cleber Xavier; e 3° lugar – Fabrício Braga. Já na categoria comercial foram indicados os seguintes campeões: 1° Lugar – Glauber Paixão; 2° Lugar – Emanuel Batista; e 3° Lugar – Amanda Vezaro.
Para 2026, a expectativa da organização é ainda mais promissora. “Projetamos uma expansão de 60% no número de participantes, justamente pelo crescente interesse que os profissionais vêm demonstrando na competição”, estima o organizador do Groom Sul.
Próxima edição: a Feipet já tem data confirmada em 2026. De 07 a 09 de junho, a feira acontece das 13h às 20h, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS.
Sobre a Feipet: Promovido pela Fenac Experiências Conectam e apresentado por Sicredi Pioneira, contou com o patrocínio de BRF Pet e Kyklon e apoio de CRMV RS – Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS e SEBRAE.
Mais informações pelo site: www.feipet.com.br.