8 habilidades que estão promovendo o crescimento de profissionais nas empresas

A combinação de conhecimento técnico e soft skills é a fórmula procurada pelas empresas, que buscam perfis com alta capacidade de adaptação, liderança e contribuição de valor em ambientes complexos e dinâmicos

Foto: Reprodução

De acordo com o The Future of Jobs Report 2025, realizado pelo Fórum Econômico Mundial, 50% dos trabalhadores realizaram algum tipo de treinamento para requalificar ou atualizar suas habilidades. Esse número vem aumentando a cada ano: no último relatório, publicado em 2023, essa taxa era de 41%. A importância das habilidades interpessoais, o desenvolvimento de novos perfis de liderança e a incorporação da Inteligência Artificial no local de trabalho estão levando a um maior interesse dos funcionários em atualizar suas habilidades.

Uma pesquisa realizada no Brasil e publicada em um artigo na revista GV Executivo, da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), em janeiro de 2025, concluiu que os trabalhadores que passaram por programas de atualização ou requalificação demonstraram maior satisfação e confiança em seus cargos atuais. Entre as análises realizadas, constatou-se que 67% das empresas pesquisadas afirmaram ser difícil ou muito difícil encontrar profissionais qualificados no mercado de trabalho, sendo que 45% tinham cargos vagos no momento da pesquisa.

Por outro lado, 48% dos profissionais afirmam que o upskilling e o reskilling são eficazes para realizar melhor o trabalho, e 38% dizem que eles contribuem para aumentar a produtividade individual. Além disso, 47% deles acreditam que também são importantes para obter melhores salários e 39% para serem promovidos internamente, fatores decisivos para melhorar a capacidade da empresa de reter funcionários.
Os profissionais que nunca participaram desses processos se mostraram menos confiantes em manter seu emprego, o que indica a importância estratégica desses programas de treinamento para atrair e manter talentos.

A ODILO, empresa de edtech especializada na criação de ecossistemas de aprendizagem ilimitados, identificou as oito competências mais procuradas por seus usuários corporativos para evoluir profissionalmente e lidar com sucesso com a crescente demanda por atualização contínua.

“As empresas estão transformando sua abordagem ao desenvolvimento de talentos, criando uma cultura de crescimento baseada no aprendizado contínuo. Essa mentalidade permite que elas se antecipem às mudanças do mercado e fortaleçam as principais competências, como adaptabilidade, pensamento crítico, criatividade e alfabetização digital, entre outras. Nesse contexto, o aprimoramento de habilidades não é mais uma tendência, mas uma necessidade estratégica que impulsiona a competitividade, a inovação e o crescimento sustentável dos negócios”, diz Iván López, vice-presidente de vendas globais corporativas da ODILO.

As oito habilidades mais procuradas:

1- A capacidade de coletar e interpretar dados é uma competência transversal a todos os departamentos. Acima de tudo, com o objetivo de identificar padrões e prever tendências para tornar os processos mais eficientes e otimizar a tomada de decisões.

2- O conhecimento técnico em áreas como Inteligência Artificial, segurança cibernética ou o uso de ferramentas como SQL se tornou essencial em contextos altamente digitalizados. E não apenas para perfis de TI: a alfabetização digital avançada é fundamental para que profissionais de qualquer área incorporem soluções tecnológicas em seu trabalho diário e otimizem sua eficiência operacional.

3- A comunicação eficaz permanece uma vantagem competitiva, pois permite a interação com clientes internos e externos e outras partes interessadas. Clareza, empatia e capacidade de adaptar as mensagens a cada público são indispensáveis para alinhar as equipes, evitar mal-entendidos e oferecer uma experiência de alta qualidade ao usuário.

4- A constante transformação das metodologias de trabalho e dos modelos de negócios, impulsionada pelo atual boom tecnológico tornou a adaptabilidade e flexibilidade mais valorizadas. Os profissionais capazes de aprender rapidamente e aceitar mudanças, sem perder a eficácia, desempenham um papel fundamental. Ajustar-se com agilidade a novos ambientes e desafios também é essencial em um mercado de trabalho dinâmico e em constante evolução.

5- Em tempos de incertezas, as organizações precisam de profissionais que não apenas identifiquem os problemas, mas também sejam capazes de analisá-los sob diferentes perspectivas. Avaliar as informações de forma objetiva e propor soluções viáveis é importante para promover a inovação e executar estratégias eficazes.

6- A complexidade e a abordagem transversal dos projetos atuais exigem uma coordenação harmoniosa entre os departamentos que, além de terem funções diferentes, podem contar com culturas diferentes dentro da mesma organização. Trabalhar em equipe, respeitando a diversidade e agregando valor ao esforço coletivo, é uma competência ainda mais valorizada atualmente, pois é essencial para atingir objetivos comuns e fortalecer o ambiente de trabalho.

7- Além da alta gerência, a liderança é altamente reconhecida em todos os níveis da organização. Todas as equipes precisam de líderes que inspirem, promovam a visão da empresa e acompanhem seus membros. Os profissionais que influenciam positivamente, gerenciam desafios com empatia e contribuem para o crescimento das pessoas e dos negócios ocupam um lugar de destaque na empresa.

8- Em um mercado cada vez mais competitivo, a capacidade de gerar novas ideias e apresentar soluções originais é uma habilidade altamente valorizada. Pensar “fora da caixa” é fundamental para que uma empresa se diferencie de seus concorrentes. A criatividade não é exclusiva dos departamentos de design ou marketing; todos os perfis devem cultivar a capacidade de encontrar ideias de impacto para os desafios comerciais.

Por Assessoria de Imprensa

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