domingo, abril 20, 2025
Negócios

MERCADO PET SE MOBILIZA PARA ATENDER À DEMANDA POR SUSTENTABILIDADE

ADAPTAÇÃO É FEITA DE OLHO NOS 73% DOS CONSUMIDORES QUE ESTÃO DISPOSTOS A MUDAR HÁBITOS PELO IMPACTO AMBIENTAL

Foto: Imagem de Annette por Pixabay

A crescente preocupação com sustentabilidade tem levado empresas de todos os setores, inclusive do pet, a adotarem práticas ecológicas em sua produção. Foi-se o tempo em que a sustentabilidade deixou de ser apenas um termo atraente para se tornar a verdadeira bandeira para o consumidor moderno. Hoje em dia, a consciência ambiental coloca muitas empresas em seu lugar de responsabilidade com a preservação, e a mera inovação de se criar produtos sustentáveis passa
a ser, agora, um compromisso.
Segundo um estudo da Nielsen, 73% dos consumidores globais estão dispostos a mudar seus hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental. Já o estudo “ESG Radar 2023”, da Infosys, mostra que empresas que incorporam os critérios de ESG (do inglês, governança ambiental, social e corporativa) podem lucrar 1% a
mais a cada 10% de aumento nos investimentos em ESG. Esse e outros levantamentos vêm movimentando o mercado, que se adapta para atender aos desejos dos seus clientes. Na indústria responsável por artigos e serviços para animais de estimação não é diferente. A seguir, confira alguns exemplos do mercado pet.

Foto: Divulgação
“Nossas embalagens foram estrategicamente projetadas para serem recicláveis, reforçando o nosso compromisso com o meio ambiente diz Marcos Calsavara, da Brazilian Pet Foods”


CASES DO MERCADO PET
Uma das principais iniciativas da indústria pet e vet é a substituição de composições plásticas ou mais duráveis por alternativas recicláveis.
A Brazilian Pet Foods é um exemplo, pois a empresa implementou embalagens ecológicas e recicláveis, alinhadas ao compromisso com a sustentabilidade ambiental da empresa. “Na Snow Dog e Snow Cat o natural é a nossa inspiração, e isso reflete em todas as nossas ações. Assim, temos um cuidado especial com a natureza.
Pensando nisso, nossas embalagens foram estrategicamente projetadas para serem recicláveis, reforçando o nosso compromisso com o meio ambiente. Além disso, participamos do projeto Eureciclo, que promove a reciclagem através da compensação ambiental, certificando que, para cada embalagem colocada no mercado, uma quantidade correspondente de plástico seja retirada do meio ambiente. O selo Eureciclo em nossos produtos simboliza nosso comprometimento com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental”, aponta Marcos Calsavara, Diretor Comercial da empresa.

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“Temos como compromisso produzir alimentos e suplementos para pets com responsabilidade, aplicando processos fabris
que reduzem o impacto ambiental e apoiando ONGs diz Stanley Andrade, diretor da BRF Pet”


A sustentabilidade também é um tema central para a BRF. Segundo Stanley Andrade, diretor da BRF Pet, dentro de sua cadeia global, a companhia conta com uma plataforma de sustentabilidade sólida, com diferentes pilares, que incluem controle de origem e gestão da cadeia de suprimentos, clima, bem-estar animal, recursos naturais, economia circular e gestão de resíduos e responsabilidade social. “A BRF Pet, como parte da cadeia global da BRF, adota diversas práticas que promovem o desenvolvimento sustentável, minimizando o impacto ambiental e contribuindo para o bem-estar animal e o desenvolvimento social, o que faz parte dos nossos princípios inegociáveis de qualidade, integridade e segurança. Temos como compromisso produzir alimentos e suplementos para pets com responsabilidade, aplicando processos fabris que reduzem o impacto ambiental e apoiando ONGs que defendem a causa animal. Uma das nossas metas, por exemplo, é tornar todas as embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis”, afirma. Na área de sustentabilidade, as ações da BRF Pet incluem a prática de “aterro zero” nas plantas fabris de Ivoti e Campinas, ou seja, mensalmente, os resíduos produzidos nessas unidades são enviados para coprocessamento e não para lixões; além do uso de resíduos de ração como adubo orgânico; e a reciclagem de 100% do volume de embalagens da Guabi Natural (a companhia já
atingiu o marco de 130 toneladas de embalagens compensadas). Além disso, a BRF Pet adota práticas de reutilização da água e rastreabilidade dos grãos. No âmbito social, por meio da marca Guabi Natural, a empresa apoia ONGs como a GAVAA, e já doou cerca de 100 toneladas de alimentos para pets resgatados, além de outras doações.

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“Produzimos alimentos de alta qualidade para gatos e cães, capacitando os nossos colaboradores e parceiros, ao mesmo tempo em que buscamos
garantir um futuro sustentável para as próximas gerações diz Carla Pistori, da Royal Canin Brasil”


Em 2023, a companhia doou mais de 20 toneladas de alimentos para a Ampara, AAAC e Pata Santa. Outro exemplo ainda vem da Royal Canin, que está com iniciativas de eficiência energética para neutralizar a emissão de carbono em sua produção. Entre as atitudes tomadas pela empresa, estão a utilização de veículo elétrico, a roteirização inteligente de entregas e a utilização de biocombustível nos veículos da operação logística. O que, para Carla Pistori, Diretora de Assuntos Corporativos da marca no Brasil, faz parte da criação de um ecossistema completo. “Nós temos o compromisso de ser uma empresa que gera valor não só para os pets, mas também para as pessoas e para o planeta. Produzimos alimentos de alta qualidade para gatos e cães, capacitando os nossos colaboradores e parceiros,
ao mesmo tempo em que buscamos garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, afirma Carla.

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“Nosso compromisso com a qualidade e o bem-estar dos pets nos impulsionou a criar soluções que não apenas cuidam, mas também respeitam
a natureza animal diz Ana Paula Quintela, da empóriopet®”


Uma empresa que também busca a responsabilidade ambiental na criação de seus produtos é a empóriopet®, que desde 2005 se dedica a criar soluções com matérias-primas da biodiversidade brasileira e promovem práticas ecologicamente corretas. O tradicional BB Cream da marca, que é um shampoo para gatos, contém uma fórmula produzida com ingredientes de origem orgânica certificada e com extratos e óleos vegetais, totalmente livre de sal, parabenos, formol ou cloro. “Nosso compromisso com a qualidade e o bem-estar dos pets nos impulsionou a criar soluções que não apenas cuidam, mas também respeitam a natureza animal”, explica Ana Paula Quintela, Gestora Comercial e sócia da empóriopet®.
Já a Special Dog Company, com mais de 20 anos de atuação no setor de nutrição animal, reforça seu compromisso com a sustentabilidade por meio do programa MAIS Sustentável. Segundo João Paulo Camarinha Figueira, Gerente de Desenvolvimento Sustentável na Special Dog Company, o programa é fruto de uma jornada iniciada em 2015 e alinhado à Agenda 2030 da ONU, e organiza as iniciativas de sustentabilidade em quatro grandes e estratégicos pilares: Meio Ambiente, Animais, Indivíduos e Sociedade. “Entre os destaques estão a preservação de recursos hídricos através da economia mensal de 7,5 milhões de litros de água potável, totalizando 600 milhões de litros no acumulado, a reciclabilidade de 98,6% dos resíduos industriais gerados e a consequente obtenção da Certificação Lixo
Zero – sendo a primeira indústria pet food a receber esse reconhecimento e a transição completa para o uso de ovos provenientes de galinhas livres de gaiola, conhecido como cage free – uma iniciativa importante à garantia do bem-estar animal na cadeia de fornecimento”, detalha o Gerente João Paulo.

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“Fomos a primeira indústria pet food a receber a Certificação Lixo Zero diz João Paulo Camarinha Figueira, da Special Dog Company”


A Hill’s Pet Nutrition (Hill’s), divisão da Colgate-Palmolive e líder global em nutrição, anunciou a conquista de três certificações de sustentabilidade. Uma delas é a Accreditation Pet Sustainability Coalition (PSC) – global, concedida a empresas que demonstram um forte compromisso com práticas sustentáveis e apresentam progresso mensurável em responsabilidade ambiental e social. A Hill’s se destacou por: equipe dedicada para sustentabilidade, investimento em proteínas alternativas e sustentáveis para a nutrição animal, fornecimento de ingredientes para atender aos padrões de qualidade e sustentabilidade, redução do consumo de água e energia em processos industriais, embalagens ecologicamente corretas e apoio a abrigos para animais de estimação. Já as certificações LEED Gold® e WELL Certified™ Platinum foram conquistadas pela sede em Overland Park, Kansas (Estados Unidos). Desde a seleção do local até o design de interiores, o novo escritório enfatiza a responsabilidade ambiental e a experiência do funcionário. “No centro do nosso propósito está a dedicação em um futuro mais saudável para todas as pessoas, seus animais de estimação e nosso planeta,” afirma John Hazlin, presidente e CEO da Hill’s Pet Nutrition. A Hill’s está comprometida com a
redução de resíduos e planeja buscar a certificação TRUE Zero Waste para a sede até 2025.

Por: Samia Malas e Natália Miranda