domingo, abril 20, 2025
Negócios

ACESSÓRIOS PET: TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES

SEGMENTO EXIGE QUE EMPRESAS FIQUEM ANTENADAS EM NOVIDADES QUE TRAGAM MAIOR PRATICIDADE, QUALIDADE DE VIDA AO PET E PERSONALIZAÇÃO

Foto: Imagem de Tung Lam por PIxabay

O mercado de acessórios pet é um dos que mais agrega inovação e tecnologia, sempre com o objetivo de atender as necessidades do animal de estimação e dar maior praticidade ao tutor. A Furacão pet, por exemplo, grande fabricante de acessórios, tem lançado produtos mais modernos com designs mais condizentes com os dias de hoje. “Substituímos algumas linhas de produtos onde conseguimos ter preços mais agressivos sem baixar a qualidade, que é marca registrada da Furacão Pet. Também estamos investindo em tecnologia, comprando novas máquinas, robôs e mudando alguns processos na produção para otimizarmos a produtividade da fábrica e termos custos melhores para os consumidores”, aponta Hugo Fernando Martins, Sócio Diretor da empresa, que percebeu uma retração no mercado no pós-pandemia. “Como o poder aquisitivo caiu bastante para os brasileiros após a pandemia percebemos uma demanda menor na compra destes itens pelos consumidores. A produção da empresa vem acompanhando as vendas com um percentual de crescimento menor do que nos anos anteriores”, acrescenta.

Foto: Divulgação
“Estamos investindo em tecnologia, comprando novas máquinas, robôs e mudando alguns processos na produção para otimizarmos a
produtividade da fábrica aponta Hugo Fernando Martins, da Furacão Pet”


Para Tatiana Bastos, gerente comercial e química responsável da Jaraguá Pet, os clientes estão cada vez mais exigentes em qualidade e funcionalidade. “Estamos com crescimento na empresa na parte de injetados. Começamos com alguns brinquedos, comedouros e para 2025 vem muito mais novidades”, aponta.
Fernando Zemann, Sócio da My Pet Brasil, empresa detentora da marca Mad Pet, tem observado um crescimento considerável no consumo de acessórios para pets no Brasil, tanto para cachorros quanto para gatos. “Os tutores estão cada vez mais apaixonados pelos seus pets e buscando oferecer o melhor para eles. Aqui na Mad Pet, a gente sente essa energia a cada dia.

Foto: Divulgação
“Estamos com crescimento na empresa na parte de injetados. Começamos com alguns brinquedos, comedouros e para
2025 vem muito mais novidades diz Tatiana Bastos, da Jaraguá Pet”


A procura por acessórios de qualidade e com design diferenciado tem crescido muito. Acompanhamos essa tendência, temos registrado um aumento constante na nossa produção, demonstrando a crescente demanda por acessórios de qualidade e design inovador, impulsionado principalmente pela demanda por Coleiras e Peitorais da nossa linha Premium, que aliam Conforto, Segurança e Qualidade para os Pet; e também por nossas Caminhas, que possuem ótimo acabamento e enchimento em fibra siliconada antialérgica”, aponta o empresário, que aponta ter grande procura por Coleiras e Peitorais, seus campeões de vendas. “As camas também são um sucesso, especialmente as que trazem conforto e elegância para qualquer ambiente. Notamos que os consumidores estão cada vez mais buscando produtos que não apenas atendam às necessidades básicas dos pets, mas que também tragam um toque de personalidade e cuidado extra, algo que nos empenhamos em oferecer”, explica.

Foto: Divulgação
“Os consumidores estão cada vez mais buscando produtos que não apenas atendam às necessidades básicas dos pets, mas que também tragam um toque
de personalidade e cuidado extra diz Fernando Zemann, da Mad Pet”


Richele Valim Vaccaro, gestora de vendas da Home Pet percebe que, atualmente, o pet como um membro da família, recebe mais comemorações de datas, presentes e mimos. “E a parte de acessórios, brinquedos e higiene vem acompanhando esta curva do mercado, mas ainda assim é uma compra de impulso, o que nos leva a inovar sempre”, aponta Richele, que ainda acrescenta: “a inovação está indo além do cão e gato, hoje temos porquinho-da-índia, aves, animais silvestres
criados como animais domésticos e o mercado tem que acompanhar”.

Foto: Divulgação
“A inovação está indo além do cão e gato, hoje temos porquinho da-índia, aves, animais silvestres
criados como pets e o mercado tem que acompanhar diz Richele Valim Vaccaro, da Home Pet”


Anai Ayroza Galvão Angerami, Diretora Criativa da Classic Pet, marca que produz peça únicas e personalizadas para pets, acredita que como os tutores estão se tornando verdadeiro pais de pet, a vontade de comprar peças que deixem os filhos de quatro patas mais estilosos aumenta. “Claro que os cachorros vão ter uma ‘vantagem’ nesse nicho por serem mais tolerantes à maioria dos acessórios, mas, isso não quer dizer que o mercado de gato fica para trás não! Muito pelo contrário, faz com que as marcar se esforcem cada vez mais para agradar tanto os tutores como os gatos, criando peças mais cat friendly possíveis, ou seja, com menos atrito, mais leves, que respeitem os instintos naturais dos gatinhos (fechos que abrem com facilidade e outras inovações de segurança)”, revela Anai, que percebe crescimento no nicho de personalização de acessórios pet. “Todos gostamos de ser únicos, e é isso que a personalização traz. Os clientes que buscam por
peças personalizadas estão dispostos e investir um pouco mais para ter uma peça exclusiva. Seja por meio de um bordado com nome do pet ou, uma cor e estampa que combinem com a decoração da casa! Cada dia mais observamos tutores nos procurando para criar essa personalização. Diria que o maior desafio seja estar disposto a produzir essas peças únicas para seus clientes. É um processo mais demorado e complexo, mas, no final, ver a alegria dos tutores com as peças pensadas exatamente para eles e seus pets vale muito a pena!”, opina Anai.

Foto: Divulgação
“Os clientes que buscam por peças personalizadas estão dispostos e investir um pouco mais para ter
uma peça exclusiva diz Anai Ayroza Galvão Angerami, da Classic Pet”


TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES
Tatiana percebe que no segmento de brinquedos, cada vez mais, os tutores procuram os de maior resistência. “Na Jaraguá Pet estamos desenvolvendo brinquedos de materiais super-resistentes e em testes com misturas de produtos naturais. Esses brinquedos serão exclusivos para novos projetos para ampliar nossos produtos para atender gatos também”, diz.
Segundo Hugo, os investimentos da Furacão Pet estão sendo feitos nas linhas de produtos para cães e gatos. “Estamos refazendo alguns moldes para melhorar a produtividade e, por fim, termos preços competitivos junto aos clientes e consumidores”, diz. Na Furacão Pet, Hugo também comenta que o diferencial da empresa é o mix de produtos que possuem. “Temos mais de 1.000 SKUs somente de fabricação própria. Este é um dos fatores de estarmos presentes numa gama maior de clientes do que nossos concorrentes. Todas as nossas linhas de produtos têm grande relevância em nosso faturamento, mas podemos citar como principais produtos as casinhas plásticas, as caixas de transporte, os sanitários para cães e gatos, comedouros para cães e gatos, fonte de gatos, arranhadores para gatos, brinquedos de borracha maciços, guias de corda, coleiras, dentre outros”, aponta o empresário.
Segundo Richele, o mercado pede novidades, produtos resistentes e com atrativos, por isso a necessidade de estar sempre com troca de coleção. “Produtos que sejam funcionais e ao mesmo tempo ajudem o cuidar do pet (como escovas de banho a seco, massageador de patinhas, porta rações práticos, entre outros). Nossos líderes de vendas são as pelúcias, produtos de higiene, brinquedos de gatos e portas rações”, comenta a gerente de vendas.
Sobre as tendências do mercado, Fernando aponta que estamos vivendo um momento promissor no segmento de acessórios para animais de estimação, onde a personalização e a preocupação com o bem-estar dos pets estão no centro das atenções das famílias multiespécies. “Na Mad Pet, por exemplo, vemos uma forte tendência em produtos que aliam estilo, conforto e qualidade. As pessoas querem que seus pets tenham acessórios que reflitam suas próprias personalidades, e é por isso que investimos em nossas coleções em design inovador e materiais de alta qualidade. Além disso, a sustentabilidade está ganhando espaço, com muitos consumidores buscando alternativas ecológicas e sustentáveis, algo que estamos sempre atentos ao desenvolver nossos produtos”, detalha.
Ainda segundo Fernando, a indústria de acessórios para animais de estimação tem se beneficiado significativamente dos avanços tecnológicos. “A impressão 3D, por exemplo, permite a criação de produtos personalizados e com design inovadores para os pets. O desenvolvimento de dispositivos inteligentes para monitorar a saúde e o bem-estar dos animais também estão cada vez mais presentes. Além disso, materiais sustentáveis estão progressivamente sendo mais utilizados na produção de acessórios dos mais diversos tipos”, revela Fernando. “Para os gatos, por exemplo, desenvolvemos coleiras e peitorais com segurança extra, pensando no conforto e segurança deste pet. Nossos produtos são feitos para atender às necessidades específicas tanto de cães quanto de gatos, e isso inclui
a incorporação de tecnologias que melhoram a qualidade de vida deles. Para os cachorros, por exemplo, temos observado uma crescente demanda por brinquedos interativos; já para os gatos, as fontes de água automatizadas e as camas com design ergonômico são exemplos de produtos que têm conquistado o coração dos tutores”, acrescenta ele.



Por: Samia Malas e Natália Miranda