quarta-feira, abril 16, 2025
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MERCADO PET FOOD: CADA VEZ MAIS CRITERIOSO E SUSTENTÁVEL

SETOR MAIS RENTÁVEL DO MERCADO PET TEM EVOLUÍDO EM QUESTÕES IMPORTANTES PARA ATENDER UM TUTOR BEM-INFORMADO E EXIGENTE

Foto: manushot/iStock

O setor de ração é o mais lucrativo do mercado pet, representando 78% do faturamento do segmento em 2023. No mesmo ano o setor registrou 4 milhões de toneladas em território nacional. Tais números revelam o quanto o uso desse alimento tem crescido nos lares com animais de estimação no Brasil. Porém, atualmente, os donos de pets querem mais do que um simples alimento. Eles buscam oferecer mais qualidade de vida ao melhor amigo de quatro patas, com rações que contenham ingredientes diferenciados e proporcionem uma nutrição completa. Para isso, a indústria pet food deve estar em constante inovação, tanto na formulação dos produtos como em suas embalagens. “Nos últimos anos, o mercado de pet food passou por transformações significativas. Os consumidores, cada vez mais informados, buscam alimentos que vão além da nutrição básica, preferindo opções com ingredientes naturais e sem aditivos artificiais. Essa conscientização sobre a saúde dos pets impulsionou a demanda por embalagens menores e porções personalizadas, permitindo um melhor controle das dietas”, aponta Elizane Soares da Silva, Gerente Comercial da Brasplast.
Guilherme Marra, Gerente Comercial LATAM da AFB international, empresa líder em palatabilidade de alimentos para animais de estimação, destaca que a “demanda por produtos de qualidade e preferência por produtos naturais e saudáveis continua em crescimento acelerado e o consumidor cada vez mais se especializa e se torna mais criterioso para poder levar o que mais encaixa em seu bolso, além de não deixar de buscar o que há de melhor com relação a qualidade, composição e apelos que as marcas apresentam ao mercado. O conhecimento e acesso às informações melhoraram a maneira que o consumidor procura os produtos que ele quer levar aos eu animal de estimação. ” Ainda segundo ele, a recorrência crescente no mercado pet food e aumento na competitividade do setor vêm ajudando a transformar rapidamente esse mercado de forma orgânica, desde a matéria-prima dos fabricantes até os novos modelos de ponto de venda para o consumidor final. “O mercado pet food não vem apenas mudando, mas vem se tornando mais criterioso, auxiliando as empresas a um melhor posicionamento no setor e se aperfeiçoando quanto aos diferentes segmentos que podem melhorar a participação das empresas conforme todas as demandas regionais e específicas. Com isso as empresas buscaram trabalhar e entender mais sobre a importância de conhecer e saber como utilizar da melhor forma palatabilizantes com melhores performances, diferentes apresentações e aplicações para atender categorias desde a mais econômica até a premium ou super premium, conquistando consumidores de todas as classes e necessidades com produtos que geram ótimos resultados de vendas, aumentam a atração de seus produtos e garantem que o animal de estimação irá consumir todos os importantes ingredientes de sua dieta por ter uma palatabilidade testada previamente”, enfatiza Guilherme.

Foto: Divulgação
“Nos últimos anos, o mercado de pet food passou por transformações significativas. Os consumidores, cada vez mais informados, buscam alimentos que vão além da nutrição básica, preferindo opções com ingredientes naturais e sem aditivos artificiais. Essa conscientização sobre a saúde dos pets impulsionou a demanda por embalagens menores e porções personalizadas, permitindo um melhor controle das dietas” diz Elizane Soares da Silva, Gerente Comercial da Brasplast

NOVIDADES E INOVAÇÕES
Para Elizane, no segmento de embalagens, a sustentabilidade é uma prioridade crescente, levando ao investimento em embalagens recicláveis e biodegradáveis, que atendem às expectativas dos consumidores e contribuem para a conservação ambiental. “Nós, da Brasplast, já estamos com esse cuidado e, além de todas essas adequações, temos adotado tecnologias avançadas, como os sistemas de embalagem FFS (Form-Fill-Seal), que aumentam a eficiência e a precisão na produção, garantindo a qualidade e a segurança alimentar. Essas mudanças refletem um mercado em evolução, onde a inovação é essencial para o sucesso contínuo”, acrescenta.

Foto: Divulgação
“O mercado pet food não vem apenas mudando, mas vem se tornando mais criterioso, auxiliando as empresas a um melhor posicionamento no setor e se aperfeiçoando quanto aos diferentes segmentos que podem melhorar a participação das empresas conforme demandas regionais e específicas” diz Guilherme Marra, Gerente Comercial LATAM da AFB international


Guilherme também aponta que a indústria tem apresentado produtos de diferentes bases proteicas, provenientes de vegetais, insetos e algas, e que têm iniciado no mercado com apelos inovadores, além de segmentar produtos feitos para raças específicas com formulações personalizadas, e tem notado também a importância de oferecer rações adaptadas a cada fase da vida do animal de estimação, como filhotes, adultos, idosos e até animais com necessidades especiais de saúde, tudo isso sempre procurando ingredientes de fontes responsáveis. “O setor tem inovado muito com uma tecnologia de processamento avançado permitindo preservar melhor os ingredientes das rações e auxiliando na digestão e absorção de nutrientes essenciais pelos animais de estimação. Tudo isso se une a necessidade de um palatabilizante desenvolvido não só para cada marca e cliente, mas em alguns casos, para cada formulação com fim de melhorar a atração e performance dos produtos”, diz.
Outro ponto importante sobre este tema de inovações e novidades no segmento da indústria pet food, que é reforçado pelo gerente da AFB international, é o investimento das empresas de toda a cadeia em embalagens mais sustentáveis e ecológicas, gerando menor impacto ambiental e com apelos, inclusive, vinculados a minimizar emissão de carbono.
“Com frequência nosso time de pesquisa da AFB se reúne com nossos times globais informando o que cada região recebeu de demanda e trazendo o que o mercado tem evoluído para apoiarmos os clientes com diferentes necessidades, avaliando cada novidade em termos de alimentos, maquinários e revestimento dos palatabilizantes em cada formulação e trazendo questões únicas para ofertar ao mercado produtos que atendam demandas específicas, não só em empresas do setor de alimentação, mas também na indústria veterinária com ingredientes como probióticos, oxidantes naturais, ingredientes funcionais, vitaminas e ingredientes específicos, auxiliando a saúde, digestibilidade e qualidade de vida dos animais de estimação”, finaliza o gerente comercial Guilherme Marra.

Por: Samia Malas