COMO HIGIENIZAR?

iStock/ tommaso79
Higienização do local
É preciso criar uma rotina para que os profissionais do banho e tosa não se percam no meio do dia e acabem deixando de lado aquele momento da faxina rotineira entre um animal e outro. A frequência com que a higienização do local é realizada vai depender dos animais que o frequentam, por exemplo, cães de apartamento e cães de quintal não chegam ao banho e tosa igualmente sujos. O tosador é responsável por manter seu local de trabalho limpo e não é possível realizar essa tarefa se não tiver um tempo reservado na agenda para isso, lembre-se, tosador é um só e tem somente dois braços. Por outro lado, algumas vezes o profissional tem tempo para isso, mas prefere ficar no Whatsapp, Facebook, etc., por falta de interesse. Crie uma rotina saudável no seu dia a dia para que as coisas sem importância não tomem o lugar do que é realmente relevante para sua imagem profissional.

iStock/ Denisfilm
Higienização dos materiais
Os materiais precisam estar tão higienizados quanto o local. Uma dica importante é ter materiais que possam ser utilizados no animal antes do banho e outros para depois do banho, afinal não é higiênico utilizar a mesma rasqueadeira no animal sujo e depois do banho. Precisamos também avaliar as condições dos animais que atendemos. Se, por exemplo, um cão estiver com descamação na pele, podemos dizer que está com algum problema dermatológico, por isso é preciso prevenir contaminações e não utilizar o mesmo material em outro cão sem antes higienizá-lo. Utilize produtos que combatam fungos, bactérias e vírus para higienizar seus utensílios.

iStock/ huettenhoelscher
Higienização dos equipamentos
Os equipamentos são instrumentos fixos que temos no banho e tosa: banheira, mesas, gaiola, etc. Geralmente é o local onde o animal senta, deita, lambe e, algumas vezes, faz suas necessidades. É importantíssimo que antes de colocar um animal na mesa ou banheira utilize um produto também fungicida, bactericida e viricida. Isso pode evitar que um animal se contamine com algum problema que outro tenha.

iStock/ Jevtic
Como escolher o produto ideal?
É necessário conhecer a formulação do produto antes de comprá-lo, porque, se não lermos o rótulo, sempre vamos comprar pelo preço, e isso, na maioria das vezes, é errado. Todo produto tem o custo e o benefício. Às vezes o mais barato não oferece o mesmo benefício que o mais caro e, no fim das contas, o mais caro acaba valendo mais seu custo devido à eficácia e concentração.