quarta-feira, abril 23, 2025
Banho e TosaEntrevista

“GANHAR NO GROOM BRASIL É SEMPRE UMA SURPRESA”, DIZ CINTIA CAMARGO, BICAMPEÃO NA TOSA JAPONESA

GROOMER DE BRAGANÇA PAULISTA-SP VENCEU NA CATEGORIA EM 2022 E EM 2024

Foto: Leo Lima/ Instagram: @leo_lima_makers

Cintia Camargo, de Bragança Paulista-SP, brilhou mais uma vez no Groom Brasil. Em 2024, a groomer conquistou o bicampeonato na categoria Tosa japonesa, uma das mais cobiçadas da competição. Com ela, estava a Shih Tzu Bel, de sua propriedade e que está sempre com a groomer nas competições. Há quase 12 anos Cintia comanda o Banho e Tosa Cintia Camargo. Confira entrevista que fizemos com ela.

RGB: Há quanto tempo tem o seu próprio negócio, o banho e tosa Cintia Camargo?
Cintia Camargo: Na verdade eu trabalhei poucas vezes para outras empresas, desde o início da profissão já estava estruturando a minha empresa, o meu banho e tosa! Faz aproximadamente 12 anos que tenho o meu banho e tosa.

RGB: Como foi ganhar o pódio desta categoria pela segunda vez?
Cintia: É sempre fantástico ganhar na categoria que eu mais me identifico em tosar.

RGB: Qual a sensação de ser bicampeão na categoria Tosa Japonesa? Esperava por este resultado?
Cintia: Maravilhosa, única! Ganhar no Groom Brasil é sempre uma surpresa, porque não conhecemos os juízes e não sabemos do que eles gostam. Em 2024 eu fui com um trabalho bem marcante, era uma estratégia para chamar bastante a atenção e corria o risco de o juiz gostar ou não (risos).

RGB: Como preparou o cão para esse dia da competição? Você chegou com ele colorido e pelagem volumosa? Preparou ele quantos dias antes? E no dia, o que fez na pelagem dele?
Cintia: A preparação dele foi: primeiro desenhar para ver como ficaria; depois deixar as colorações prontas em torno de uma semana antes, para as cores não desbotarem; no dia, dei o banho perfeito, levei com unhas cortadas, orelhas bem limpas e usei uma boa máscara de volume nas patas.

RGB: E como você se preparou para esta competição, de 2024?
Cintia: Sempre estudo antes o juiz para saber o que ele gosta de ver, associando aquilo que eu acredito e gosto de fazer.

Foto: arquivo Top.Co.
Cintia no pódio do Groom Brasil 2024

RGB: Onde buscou inspiração para o tema?
Cintia: Esse tema em específico foi para saudar o amor que sinto pelo meu pai, que hoje já não está mais entre nós! Ele era pescador e eu associei a “carpa” a ele e à nossa família.

RGB: Quais foram as suas principais conquistas no mundo das competições?
Cintia: Sempre participo do Master Groom também, que acontece na Pet South América em São Paulo-SP. Nele, ganhei 1º lugar na categoria Tosa Asiática com a mesma referência do Groom Brasil, a carpa. Também fiquei em 2º lugar na categoria Creative do Master Groom.

Foto: arquivo Top.Co. e Arquivo pessoal
Foto esq. Tabalho que rendeu à Cintia o 1º lugar Tosa Japonesa em 2022
Foto dir. Cintia no seu negócio, o Banho e Tosa Cintia Camargo

RGB: Quais foram as suas inspirações, mentores e pessoas importantes na sua vida que te fizeram chegar até aqui, no lugar dessa categoria do Groom Brasil?
Cintia: De Groom Brasil não dá para não citar a Lúcia Aranha, que me incentivou a participar desde a primeira vez e ainda me presenteou com o cachorro. Inclusive, ele foi meu parceiro nessas vitórias todas. Sobre a tosa em si, dessa vez foquei na minha inspiração, na minha criatividade. Inclusive chegaram a dizer que não se tratava mais das características da tosa, porém a tosa nunca teve um padrão e sempre era realizada da mesma forma. A partir desses meus trabalhos, unindo técnicas da tosa asiática e do próprio creative, toda a bateria tinha cor, textura e criatividade. Foi lindo de ver.

RGB: Agora, qual o próximo passo? O que pretende fazer em 2025?
Cintia: Estou estudando a fundo muitas técnicas diferentes e exclusivas para poder começar a competir fora do país. Pretendo participar do Groomania, mundial na Bélgica em 2025, ou até mesmo na Superzoo nos Estados Unidos.

RGB: Gostaria de deixar um recado a todos os groomers do Brasil que estão lendo esta entrevista?
Cintia: Claro que sim! Acreditem na capacidade de criar e se reinventar, pois nós não precisamos seguir padrões de tudo que vemos lá fora. Inclusive, somos tão bons quanto. Por muito tempo os groomers brasileiros só ficavam copiando os trabalhos de fora, mas hoje mudamos esse cenário, ganhamos respeito, visibilidade e conseguimos criar técnicas que mudaram não só as categorias, mais a forma de o mundo grooming olhar para a gente.

Por: Samia Malas