“Nenhum plano sobrevive ao campo de batalha”, diz Amanda Simões, empresária e consultora pet
Confira bate-papo que tivemos com ela, que é nossa influencer do mês de janeiro da revista Pet Center

Amanda Simões, de Campo Grande-MS, ficou conhecida no mercado pet por seus cursos e mentorias para empresários do setor. Hoje, o perfil dela no Instagram (@amandamigliolisimoes) tem mais de 150 mil seguidores e a empresária, dona do Lord Pet Store, o primeiro pet boutique do Mato Grosso do Sul, já ajudou mais de 5.000 pessoas no Brasil e no exterior. A seguir, confira entrevista que fizemos com ela.
Revista Pet Center: Fale um pouco da sua formação acadêmica, como entrou no mercado pet e há quanto tempo atua nele.
Amanda Simões: Sou formada em Direito e advoguei por 4 anos antes de empreender. E era feliz fazendo isso. Tinha escritório, clientes, estava satisfeita com a profissão. Porém, há 12 anos, eu e meu marido compramos um terreno em um condomínio fechado, e vimos que iam construir um mall na frente daquele condomínio. A gente advogava juntos, eu e o Cristiano, meu marido, mas ele veio com a ideia de empreender naquele mall. Fomos atrás e tivemos acesso a uma pesquisa sobre os negócios mais desejados pelos moradores da região para aquele empreendimento e na lista havia: padaria, salão de beleza e pet shop, em terceiro. Até então minha única experiência na área era como dona de cachorro. Começamos a estudar o mercado e há 12 anos, tinham poucas feiras, visitamos alguns pet shops e, nas limitações da época, conseguimos pesquisar e, em 22 de dezembro de 2012, montamos o Lord Pet Store, a primeira boutique pet do Mato Grosso do Sul, pois vimos que este conceito estava crescendo muito em São Paulo. A partir disso, comecei a me apaixonar por este mundo. Foi muito desafiador no começo, pois nunca tínhamos empreendido de fato. Assim, nos vimos tendo que lidar com a equipe, gestão financeira, clientes, desafios do mercado, e percebemos que tudo era bem diferente do que havíamos planejado. Costumo dizer que nenhum plano sobrevive ao campo de batalha, pois é nele que você vai identificar, corrigir e entender, de fato, o que está funcionando ou não. Sempre tivemos uma demanda de clientes, desde o início, o banho e tosa sempre cheio, tínhamos produtos diferenciados. Embora o primeiro ano tenha sido muito difícil, os desafios vieram no segundo ano de abertura do pet shop, pois foi quando comecei a identificar os meus erros. Mesmo tendo o pet sempre cheio, vi que estava cometendo alguns erros. O primeiro sintoma de que algo estava errado que percebi é que não conseguíamos pagar todas as contas dentro do prazo. Então, comecei a perceber que havia produtos parados no estoque, que datavam da primeira compra que havia feito, de um ano atrás. Tinha desafios na equipe, de como manter as pessoas engajadas. Para piorar, eu tentava encontrar soluções, mas minha equipe dizia que na área de pet shop e no banho e tosa era daquele jeito mesmo que as tudo funcionava, e eu me sentia insegura de fazer qualquer mudança, pois a equipe era resistente. O cliente que mandava no meu negócio, pagava como queria, eu dava descontos e não tinha um posicionamento, uma forma segura de lidar com isso. A situação foi ficando cada vez mais complicada. Meu estoque estava errado, a estrutura da loja tinha falhas também, por mais que eu tivesse contratado um arquiteto, o espaço não estava funcional. Tive que fazer uma minirreforma no banho e tosa para ficar mais seguro aos pets e confortável ao profissional, e tive prejuízo com a reforma, com produtos parados e tudo foi ficando mais difícil. Até chegar em um ponto que as coisas começaram a travar, com muitas contas atrasadas. Eu, que estava estabilizada antes com a advocacia, comecei a ficar estressada, e pensava em fechar a loja e voltar para a advocacia. Porém, percebi que gostava muito de empreender e de ter aqueles desafios. Assim, após chegar muito perto da desistência, decidi reagir, e mapear tudo o que precisava aprender e melhorar no meu negócio. Uma das primeiras coisas foi a gestão financeira, que eu não sabia fazer. Será que o valor que eu cobro no meu banho é o certo? Como eu sei dar um desconto ao cliente? Como eu sei se posso dar aumento para um funcionário? Como contrato alguém? Como negociar com os fornecedores? Como eu compro o produto certo? Como eu motivo minha equipe? Fui atrás destas e muitas outras informações através de conversas com outros empresários, alguns cursos, mas nada aplicado ao meu mercado. Neste processo de mais ou menos um ano fui estruturando tudo. Percebi que tentando salvar a minha empresa desenvolvi um método que funcionava para qualquer negócio, e as pessoas começaram a me perguntar no Instagram sobre todas as dores que eu tinha na época, e percebi que as dores que eu tinha eram comuns às de várias pessoas. Então, resolvi começar a compartilhar isso na internet, pois percebi que muitas pessoas estavam passando pelo que passei.
RPC: Quando e como decidiu se tornar consultora no segmento? O que te motivou?
Amanda: Em 2017 comecei a produzir conteúdo no Instagram e lancei o primeiro curso compartilhando este meu método. Primeiro foi presencial, com o curso “Treinamento começa certo”, para quem quer começar ou recomeçar o seu negócio, mas logo pessoas de muito longe, que não tinham como vir até Campo Grande, me pediram o curso de forma online. Em 2018 lancei o online e comecei a alcançar mais pessoas, e o feedback positivo foi chegando, das pessoas que aplicaram o método e começaram a abrir o seu negócio economizando tempo e dinheiro. As pessoas conseguiram pagar suas dívidas e transformar as suas vidas através deste método. Já são mais de 5.000 alunos no Brasil e no exterior. Gosto de falar que coleciono histórias. A gente não aprende na escola ou na faculdade como ser empreendedor. Tenho vários alunos formados em administração. Meu método é 100% prático, como que aprendi no meu dia a dia. Empreender requer muitas habilidades, você tem que aprender a ser líder, definir seu posicionamento no mercado, definir seu publico alvo, seu modelo de negócio, entender de marketing para saber como sua empresa vai ser vista e lembrada. Nunca ninguém te conta o que é de fato empreender. É comum vermos empresas fecharem e colocarem a culpa no mercado, no ponto, no cliente. Mas se você não aprende a empreender, nunca vai conseguir empreender com sucesso em qualquer ramo. É preciso desenvolver estas habilidades buscando conhecimento. Temos muito a cultura do faça você mesmo, de abrir um negócio para ver se dá certo, mas com conhecimento você acelera muito mais.
RPC: Hoje, quais as principais ações que faz junto às empresas?
Amanda: Hoje temos alguns cursos que ajudam empreendedores do mercado pet, tanto pet shop, como day care, banho e tosa e clínica veterinária. Ajudamos quem quer entrar e quem quer melhorar seus resultados. Há 3 anos temos também o grupo de mentoria, que é a nossa“ menina dos olhos”, e estamos em nossa terceira temporada. Acompanhamos este grupo de perto, com encontros, reuniões, desenvolvemos uma ferramenta que permite analisar os números mensais deles, temos pessoas especializadas para olhar o financeiro destas empresas, para saber quais são os pontos de correções, pois de dentro da empresa muitas vezes é difícil enxergar os pontos falhos. Estamos com 100 empresários já neste grupo, então conseguimos ter um termômetro do mercado, entender ele melhor e tirar métricas dele. Compartilhamo sestes números com os empresários, então eles sabem se estão acima ou abaixo do mercado. Eles têm essa vantagem de ter acesso a estes números de forma real e poderosa. Nosso objetivo, neste grupo, é o de levar a pessoa até a faixa preta, que é quando a pessoa fatura mais de 200.000 reais por mês com o negócio. Depois disso, ajudamos a aumentar ainda mais para 300, 600 e até 1 milhão por mês. É uma régua bem bacana, um caminho para que os empreendedores tenham meta, destino e objetivo.
RPC: Quais foram suas experiências mais marcantes?
Amanda: O primeiro ano que tivemos um estande na feira PSA, evento que eu já frequentava há tempos, foi bem marcante. Estamos no 3º ano consecutivo com estande na feira, e as pessoas fazem fila, querem falar comigo, me conhecer, tirar foto comigo, e eu jamais achei que chegaria neste nível de agradecimento pelo meu trabalho. Outro ponto marcante foi quando fui convidada para palestrar na feira de Nuremberg, em inglês, para falar do mercado pet brasileiro, algo que eu também jamais imaginei. Este ano palestrei de novo por lá. Por fim, ser convidada para ser uma das professoras do MBA da USP sobre o mercado pet, o que me traz esta relevância da carreira que a gente construiu através destes anos. Meu método traz realmente um impacto na vida das pessoas, transformando as suas vidas, e elas vêm me contar os resultados que obtiveram depois de aplicar tudo o que eu ensino. E pensar que tudo isso surgiu deu ma dor, de um momento de quase desistência, então é incrível poder fazer parte da história da vida de alguém.
RPC: Poderia compartilhar algo inédito com a gente sobre a sua carreira?
Amanda: Tudo o que ensino é o que vivo no dia a dia. Eu ensino a minha vida, enfrento os mesmos desafios que os meus alunos, de equipe, de buscar novidades no mercado. Então, a gente tem dificuldades em comum. Juntamente com o Cristiano, trouxemos uma inovação no mercado que vai revolucionar este mercado nos próximos anos. Ainda não posso dar spoiler, mas é algo que estamos trabalhando há 2 anos, e vamos entregar para que as empresas consigam ter resultado muito mais rápido e uma visão muito mais ampla dos seus negócios através da tecnologia que vamos lançar até agosto de 2025. Preparem-se, pois o mercado vai passar por uma revolução nos próximos anos.