sexta-feira, março 29, 2024
Administração

Fidelizar clientes atuais e atrair novos nos negócios pet

O sonho de todo empresário, inclusive do empreendor dos negócios pet, é atrair novos clientes e aumentar o volume de negócios o mais rápido possível e com um baixo investimento. Grande piada! Se isso existisse não veríamos empresas quebrando em menos de um ano de fundação, inclusive as dos negócios pet.
Segundo o Sebrae, sete de cada dez empresas novas quebram em menos de um ano de fundação. É claro que nesta estatística também deveríamos incluir a incapacidade administrativa e não somente a falta de clientes.
Atrair clientes novos para os negócios pet não é difícil, principalmente quando se tem uma excelente verba de publicidade, o difícil é atrair clientes com baixo investimento. Antes de entrarmos nos detalhes, vale dizer que manter um cliente fiel nos negócios pet custa algo em torno de sete vezes menos do que atrair um novo cliente.
O empresário de negócios pet procura investir cada vez mais em propaganda e se esquece totalmente dos seus clientes atuais e que de alguma forma são eles que mantêm sua empresa em pleno funcionamento. Eu fico impressionado como existem empresas que não se preocupam com seus clientes. Hoje é sexta-feira, costumamos pedir pizzas nas sextas-feiras, ou seja, toda semana pedimos duas pizzas, sempre na mesma pizzaria.
Gasto algo em torno de R$ 36,00 semanalmente. Anualmente coloco na pizzaria R$ 1.872,00. Será que o dono da pizzaria está preocupado comigo? Será que ele sabe qual é a minha pizza predileta? Por que nunca recebi uma cartinha ou um postal da pizzaria no dia do meu aniversário? Afinal já são mais de 3 anos que compro no mesmo lugar. A verdade é que eles nem sabem que eu existo. E nos negócios pet
Esta é a mentalidade da maioria dos empresários. Uma coisa é certa: se aparecer uma pizzaria com uma pizza tão boa quanto a que eu compro há três anos e me der um pouco mais de atenção, com certeza mudarei de fornecedor.
Fidelizar um cliente atual é nove vezes mais fácil do que atrair um novo e muito mais barato. Mostre aos seus clientes atuais o quanto eles são importantes. Eles querem saber disso e esperam, mesmo que inconscientemente, que você reconheça a sua importância.
Mas como criar uma fidelização e ao mesmo tempo atrair novos clientes sem grandes investimentos em publicidade nos negócios pet? A revista Pet Center apresenta seis passos para se conseguir esta façanha:

Primeiro passo
• Quando um cliente entra em seu estabelecimento e efetua uma compra, nunca esqueça de agradecer-lhe. Peça o seu telefone, endereço e e-mail. Quanto mais informações tiver deste cliente, melhor.

Segundo passo
• No dia seguinte envie um e-mail ou um postal de agradecimento pela compra efetuada.

Terceiro passo
• Uma semana depois, envie outro e-mail pedindo sugestões de como melhorar seu atendimento nos negócios pet. E verifique a satisfação do cliente em relação à sua empresa.

Quarto passo
• Se em quatro semanas este mesmo cliente não voltou a lhe visitar, entre em contato novamente, crie um vale-cupom (tipo um vale de R$ 10,00) e envia-lhe pelo Correio ou mesmo pelo e-mail e diga que se ele efetuar alguma compra no prazo de uma semana poderá usar o cupom como desconto ou mesmo na aquisição de outro produto. Envie junto com o cupom um outro cupom para um amigo dele e peça que traga um amigo.

Quinto passo
• Seu cliente trazendo um amigo e gerando uma nova venda, repita com este novo cliente todos os passos novamente.

Sexto passo
• Nunca perca o ritmo nos negócios pet. Para cada cliente novo, siga com a nova rotina e você verá que em pouco tempo terá uma bela carteira de clientes.

Será que dá certo?

Sem sombras de dúvidas; e o investimento que você fará é muito pouco, menos que um anúncio na revistinha do bairro. Mas lembre-se: a fidelização de um cliente nos negócios pet se consegue a partir do primeiro instante que ele entrou em sua loja. Imagine se a minha pizzaria fizesse algo parecido…
Pense a respeito, depois me conte o resultado.
 
Marco Antonio Meira é administrador e diretor da SignComputer Comunicação, especializado em Marketing e Vendas, autor dos livros “Técnicas e Habilidades em Vendas e Negociação” e “As 5 chaves Para uma Propaganda de Sucesso”. 
[email protected]