sexta-feira, abril 19, 2024
Administração

Precisamos mudar. E agora?

Já dizia o filósofo Heráclito de Éfeso que “nada é permanente, exceto mudança.” Pois bem, se isso está certo, (e tenha certeza de que está) temos que nos preparar para aceitar os novos desafios e encará-los. É bem verdade que, às vezes, esta mudança não é o que esperamos ou desejamos, entretanto, temos que continuar a nossa jornada independente do que apareça pela frente.
No contexto organizacional, principalmente nos negócios pet, nos encontramos nesta situação: “Precisamos mudar. E agora?”. Essa é uma frase recorrente na vida de qualquer pessoa.
Seja no âmbito profissional em pet business, ou pessoal, em algum momento precisamos mudar. E, nesse momento, o que devemos fazer leitor da Pet Center? Por onde começar? Será que é simples? Tenho que mudar, então vou mudar e pronto… Obterei os resultados esperados! É só isso? Esteja certo que não! O processo de mudança é, muitas vezes, difícil. Não é suficiente apenas tentar mudar sem saber o porquê desta mudança. É preciso entender os motivos que o levaram a esta mudança e aonde você quer chegar com ela.
Tem um trecho de uma música do compositor Paulo Vanzolini que foi gravada por diversos sambistas do Rio de Janeiro e da Bahia que diz o seguinte: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima…” Essa frase é muito famosa e muitas pessoas falam isso quando querem se referir à labuta do dia a dia. Contudo, para mim, o trecho mais importante desta bela música é exatamente o verso que antecede esta frase: “Reconhece a queda e não desanima…” É disso que estamos falando! Estamos dizendo que, antes de levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, temos que reconhecer que caímos, precisamos levantar e, sobretudo, não desanimar.
Qualquer mudança está pautada neste ponto inicial. Você precisa reconhecer que precisa mudar. Um alcoólatra, por exemplo, precisa aceitar que é um viciado, para depois conseguir a recuperação dia após dia. Desta mesma forma, uma mudança na sua empresa deve ter a sua necessidade percebida, antes de ser proposta pelo gestor. Depois de reconhecermos que precisamos mudar, vamos motivar a equipe a mudar, explicando os motivos que nos levaram a esta necessidade, para depois sim… Levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima!
 
Bruno Castro é empresário do setor e estudante de Administração de Empresas em Salvador-BA.
[email protected]